Médica destinada pelo governo Lula chega em Formosa do Oeste

O prefeito de Formosa do Oeste, Toninho Aguiar, anunciou hoje a chegada da médica designada pelo governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva através do programa Mais Médicos, que irá trabalhar na Unidade Básicas de Saúde (UBS) da cidade.

“A Dra. Iliana juntou-se à nossa equipe médica, mais uma médica para atender ainda melhor a nossa população”, disse o prefeito Toninho. Iliana agradeceu a recepção do prefeito e afirmou que está pronta para atender a população de Formosa.

Esse primeiro atendimento, realizado nas Unidades Básicas de Saúde, é responsável pelo acompanhamento da situação de saúde da população, prevenção e redução de agravos. Preencher os vazios assistenciais que, desde 2018, deixaram de ser atendidos pelo governo anterior, é uma forma de resgatar o direito e o acesso da população à saúde.

O governo federal retomou o Mais Médicos para o Brasil, com a abertura de 15 mil novas vagas. Até o final de 2023, serão 28 mil profissionais fixados em todo o país, principalmente nas áreas de extrema pobreza. Com isso, mais de 96 milhões de brasileiros terão a garantia de atendimento médico na atenção primária, porta de entrada do SUS.

O presidente Lula comemorou a retomada do programa. “Nesse momento, o foco está em garantir a presença de médicos brasileiros no Mais Médicos, um incentivo aos profissionais do nosso país. Se não houver quantitativo, teremos a opção de médicos brasileiros formados no exterior. E, se ainda assim não tivermos os profissionais, optaremos por médicos estrangeiros. O nosso objetivo não é saber a nacionalidade do médico, mas a nacionalidade do paciente, que é um brasileiro que precisa de saúde”, defendeu.

“Dois tipos de pessoas vão ser atendidas: a própria população e, em segundo lugar, os médicos que vão trabalhar e os prefeitos das cidades pequenas do nosso país, que muitas vezes não conseguem contratar profissionais”, acrescentou o presidente Lula.